quinta-feira, 7 de junho de 2012

CHÁ DE GENGIBRE


Para esquentar o corpo neste friozinho, fiz um chá de gengibre.
 Família quentinha e feliz é tudo de bom.
Coloquei em uma panelinha 4 colheres de açúcar cristal.
Caramelizei o açúcar, e coloquei em seguida 8 fatias de gengibre.
Coloquei raspas de laranja e canela. Pode pôr cravo também.
Juntei 1 litro de água e deixei ferver por 15 minutos.
Servi bem quentinho.
Aprovação geral.

O gengibre faz bem à saúde. Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, e é desintoxicante. Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Então, mãos à obra: gengibre para esquentar a família. É gostoso e faz bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra seu coração! Seu comentário enriquece este espaço!