Em um raro dia frio de inverno, resolvi fazer um jantar para aquecer a alma e o coração. Para acompanhar, arroz branco, e para enriquecer, fiz uma abobrinha verde ralada e refogada no azeite. A familia aprovou.
Ingredientes:
1/2 kg de feijão branco
Linguiça portuguesa cortada em rodelas
3 dentes de alho amassados
Uma cebola pequena picada
Um tomate picado
Cebolinha, salsa e coentro picados
Sal
Cominho
Colorau
Lavar e escolher o feijão.
Colocar na panela de pressão com dois litros e meio de água fervendo, tampar e deixar de molho por 20 minutos. Abrir a panela e colocar uma folha de louro. Fechar novamente e ligar o fogo. Quando ferver, conte 20 minutos e desligue. Deixe sair a pressão e olhe o feijão. Se não estiver ao seu gosto, tampe e leve ao fogo por mais dez minutos. O meu eu deixei inicialmente 25 minutos e ficou mais cozido do que eu queria.
Enquanto o feijão cozinha, Corte a linguiça em rodelas e coloque em uma panela já aquecida e deixe soltar a gordura. Esta será a gordura do tempero do feijão. Vai mexendo até que as rodelas fiquem douradas dos dois lados. Coloque o alho e deixe dourar. Coloque a cebola e vai mexendo até ficar tranparente. Coloque o cominho e o colorau e misture bem.
Por último, coloque o tomate picado e os temperos verdes. Como a linguiça portuguesa é salgada e apimentada, não coloquei sal neste momento.
Chegou a hora de misturar o feijão. Nesta altura a casa já está perfumada, cheirosa, e a familia correndo pra cozinha pra saber o que você está fazendo.
Despeje o feijao cozido na panela de linguiça, mexendo delicadamente. Eu coloquei o caldo também. Deixe cozinhar por 5 minutos para pegar o tempero e prove o sal. Coloque mais sal se necessário. Está pronto. Sirva à seguir. Espere os elogios.
Muito gostoso e nutritivo.